Planejamento e Resultados
o artigo visa ressaltar a importância de traçar um planejamento para as estratégias estabelecidas visando atingir os resultados desejados
Seja qual for o tamanho da sua clínica, os processos precisam estar direcionados para o resultado.
Por muito tempo atuei em grandes instituições de saúde, o qual os processos de cada área eram mapeados com barreiras aos riscos e gerenciados com foco no resultado obtido. Se ocorresse uma falha, era certo que faltou uma etapa do processo ou barreira (monitoramento, treinamento). Tudo isso, garantia que os resultados fossem atingidos.
Nas pequenas empresas, talvez não de forma tão técnica, mas é preciso que os processos sejam pensados para qual resultado se deseja.
Durante as consultorias que realizamos, fica claro que foi definido um preço, mas não uma política comercial, que foi definida uma rotina mas não um fluxo que garanta assertividade, que não tem uma política de relacionamento com o cliente com foco em fidelização.
Mas a pergunta é: qual resultado se esperava? foi avaliado os riscos? qual gerenciamento tem sido feito? qual resultado tem sido atingido? qual não foi atingida e por quê? foi estabelecido prazo para revisão dos processos?
O planejamento é que responderá todas essas perguntas. Por isso, desenvolver um bom planejamento deve ser o início de tudo.
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